A torcida organizada Os Persistentes, juntamente com a Persa Chopp, divulgou uma nota oficial manifestando repúdio ao episódio de racismo registrado durante a partida entre Esporte Clube Lemense e Colorado Caieiras, realizada no último sábado (7), no Estádio Municipal “Bruno Lazzarini”, em confronto válido pelo Campeonato Paulista da Série A4.
No comunicado publicado nas redes sociais, as torcidas afirmam repudiar de forma veemente qualquer ato de racismo ou discriminação. Segundo a nota, atitudes dessa natureza são inadmissíveis e não representam os valores defendidos pelas torcidas dentro e fora das arquibancadas.
De acordo com as informações citadas no posicionamento, a manifestação racista teria partido do Setor 2 do estádio, localizado no lado oposto de onde tradicionalmente ficam posicionadas as torcidas organizadas do Lemense.
As torcidas também destacaram que consideram o caso uma atitude isolada, que não representa o pensamento da torcida lemense, das organizadas ou da população da cidade. No texto, é ressaltado que generalizações são injustas e não refletem a realidade de quem apoia o clube.
Ainda conforme a nota, até o momento o autor do ato não foi identificado. As torcidas pedem que qualquer pessoa que possua informações que possam ajudar na identificação do responsável entre em contato com a própria torcida, com o Esporte Clube Lemense ou com as autoridades competentes para que as medidas cabíveis sejam tomadas.
No encerramento do comunicado, as organizadas reforçam que não tolerarão esse tipo de comportamento e afirmam que, caso presenciem atitudes semelhantes, irão cobrar providências. A nota termina com a mensagem de que o racismo não tem espaço no futebol, nas arquibancadas ou na sociedade.





